REVISTA PARATUDO

Jean Nouvel projeta nova Casa de Ópera em Shenzhen

por | abr 25, 2021 | Paratudo | 0 Comentários

O Atelier Jean Nouvel, comandado pelo arquiteto francês vencedor do Prêmio Pritzker 2008, divulgou imagens da nova Casa de Ópera de Shenzhen, na China, desenhada para se integrar à paisagem da região. O projeto será construído na baía da cidade, por isso o design do edifício tem formas fluídas e orgânicas, inspiradas nas ondas do mar. Quando finalizada, a Ópera terá 220 mil m² e capacidade para abrigar até 2.300 assentos no salão principal, além de abrigar um teatro para concertos com 1.800 cadeiras.

Como o projeto ficará localizado na Baía de Shenzhen, o estúdio imaginou a edificação como uma forma de celebrar o passado da cidade, que costumava ser uma vila de pescadores. Além disso, o atual calçadão da área será aprimorado, já que o acesso à Ópera criará um longo caminho de mais de um quilômetro à beira-mar. 

Outra forma encontrada pelo estúdio para refletir esta conexão com o Oceano — mais especificamente, com o Mar do sul da China — na arquitetura foi a utilização de materiais iridescentes como a madrepérola, um material luminoso produzido nas conchas de alguns moluscos. O revestimento brilhoso será utilizado no salão foyer principal (área na qual o espectadores de um teatro permanecem até o início de uma apresentaçaõ ou durante os intervalos), e também para decorar as paredes e balcões no auditório principal.

Para desenhar o projeto, o Atelier Jean Nouvel precisou vencer uma competição internacional de peso lançada pelo governo de Shenzhen. O documento, elaborado pelas autoridades locais, pedia a elaboração de um “palácio da arte”, e a ideia é que a Ópera seja parte do novo plano urbanístico para a cidade, que prevê a criação de outros nove marcos culturais. Alguns dos concorrentes que enviaram propostas para a construção da edificação foram Kengo Kuma, o estúdio BIG, e o escritório Snøhetta.

Além do salão principal, a Casa de Ópera de Shenzhen também contará com um teatro multifuncional com 400 assentos, espaços culturais para visitação do público e instalações de backstage que incluem dormitórios para os artistas e escritórios.

Como você tem acompanhado aqui em Casa Vogue, a cidade de Shenzhen, na China, vem recendo diversos novos projetos de escritórios de arquitetura globais. Outras construções em curso na cidade incluem um par de arranha-céus futuristas projetados pelo Zaha Hadid Architects, um parque cultural desenhado pela MAD Architects e um edifício com duas torres em formato de DNA criadas pelo escritório de arquitetura Steven Holl.

Via Casa Vogue

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *