REVISTA PARATUDO

Catar constrói hotéis flutuantes em ilha artificial para Copa de 2022

por | jul 28, 2020 | Paratudo | 0 Comentários

Com paisagens que abrangem o deserto árido do Oriente Médio, o Catar, um país peninsular, tem na geografia um dos principais desafios para sediar a Copa do Mundo de 2022. Dona de uma das menores extensões territoriais do mundo – 11 437 km² -, a sede da próxima competição da FIFA está se desdobrando para acomodar cerca de 1 milhão de turistas que devem desembarcar por lá por conta do evento.

Sem espaço em terra firme para construir novos edifícios, o governo está apostando nos mares para acolher os futuros visitantes. Como a rede hoteleira local conta apenas com 40 mil quartos, a solução encontrada para gerar novos leitos foi construir hotéis flutuantes na cidade de Lusail, palco das cerimônias de abertura e encerramento da competição.

16 unidades estão sendo construídas na costa da ilha artificial Qetaifan North. Assinadas pelo escritório Sigge Architect, cada uma delas terá capacidade para abrigar 101 quartos, que ficarão ancorados na ilha próxima ao Estádio Internacional de Lusail. O curioso é que a própria cidade também não existia antes de 2014, quando o Catar foi escolhido para receber a Copa.

Com mínimo impacto ambiental, os hotéis flutuantes são uma solução sustentável para acomodar um grande número de pessoas em instalações temporárias. Após o fim do evento, quando os hóspedes forem embora, as construções podem ir também. Por estarem situadas sob a água, as estruturas poderão ser facilmente transportadas para outros lugares. A intenção é que cada unidade dure, no mínimo, 50 anos.

Cada hotel é um exemplo de arquitetura contemporânea, com painéis de madeira e paredes brancas. Além de quartos, as unidades terão restaurantes e bares. As obras estão programadas para serem concluídas bem a tempo da Copa do Mundo de 2022.

Via Casa Vogue

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *