REVISTA PARATUDO

Turquia – Ordem de demolição a Torres “ilegais”

por | set 17, 2014 | Paratudo | 0 Comentários

O Conselho de Estado Turco ordenou que o OnaltiDokuz Residence, um trio de torres de 27 a 37 pavimentos localizado no distrito de Zeytinburnu, em Istambul, fosse demolido. Trata-se de uma decisão histórica que poderá ter consequências mais profundas no sistema de planejamento nacional.

Como relatado por Oliver Wainwright no The Guardian, o Conselho de Estado Turco decidiu que o empreendimento “afetava negativamente o patrimônio mundial que o governo turco é obrigado a proteger”; trata-se, possivelmente, de uma reação aos comentários feitos pela UNESCO em 2010, que ameaçava colocar a cidade mais populosa da Turquia na lista de patrimônio mundial ameaçado.

No entanto, além da decisão de demolir o conjunto, o caso lança luz sobre o mecanismo por trás do boom imobiliário em Istambul. O terreno em questão, que segundo o zoneamento tinha gabarito máximo de 5 pavimentos, foi imediatamente rezoneado pela Prefeitura de Istambul após sua compra pelo empreendedor.

A demolição também coloca a Prefeitura de Istambul sob risco de uma indenização astronômica, dado que o empreendimento não está apenas concluído, mas todos os apartamentos já foram vendidos. Cihat Gökdemir, o advogado que trabalhou no caso para o Conselho de Estado, propôs que essa indenização seja recuperada dos membros do conselho que originalmente aprovaram o edifício, dizendo que “irá processá-los por desperdiçar recursos públicos”.

Via ArchDaily

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *