REVISTA PARATUDO

Sesc Pompeia pode ser tombado como patrimônio cultural brasileiro

por | mar 9, 2015 | Paratudo | 0 Comentários

Situado na zona oeste de São Paulo, o conjunto arquitetônico do Sesc Pompeia pode ser tombado como patrimônio cultural brasileiro, passando a ser protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O pedido de inclusão na lista patrimonial foi oficializado quando o edifício completou 30 anos de atividade, em 2013.

A inscrição está prevista para ser avaliada ainda na primeira semana de março, durante reunião em Brasília. Segundo comunicado do instituto, o Sesc pleiteia a integração ao patrimônio cultural nacional por ser se tornado uma arquitetônica nacional e internacional, além de um dos mais importantes centros de convivência e de cultura da capital paulista.

Desenvolvido pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi durante a década de 1970, o projeto conciliou as estruturas industriais – originárias de uma antiga fábrica que ocupava o terreno – com a nova funcionalidade social e de lazer do espaço. O edifício será julgado por seus valores técnicos e estéticos, com ênfase nas intervenções estruturais aplicadas

O Sesc Pompeia já foi tombado como patrimônio cultural pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) em 2009.

Via ArcoWeb

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *