REVISTA PARATUDO

São Francisco ganha parque suspenso de 22.000 m²

por | set 10, 2018 | Paratudo | 0 Comentários

Depois de Nova York, chegou a vez de São Francisco ganhar seu próprio highline: no dia 11 de agosto, foi inaugurado o Parque Transbay. Projeto do escritório PWP Landscape Architects, faz parte de uma primeira etapa do novo Centro de Trânsito Salesforce, que reunirá 11 linhas de ônibus e, eventualmente, trens de toda a região.

O parque Transbay, ocupa todo o telhado do centro de trânsito, que equivale a uma área de quase 22.000 m². É um dos maiores trechos de vegetação da cidade em anos, onde a densa área comercial do bairro de East Cut agradece pelo agradável espaço aberto e público. O parque também se conecta ao prédio Salesforce, empresa que patrocina o projeto.

O projeto original tinha como proposta reutilizar a água cinza – água residual originada a partir das pias de banheiros, copas, entre outros – para irrigar todo o parque. Mas como o arranha-céu e o centro de trânsito se transformaram em projetos separados, isso incapacitou que a proposta pudesse ser executada. Em vez disso, a água cinza das pias do centro de trânsito serão bombeadas até o jardim úmido do parque que filtrará a água, e esta retornará ao seu local de origem.

Apesar de ter apenas 50 metros de largura, o centro se estende por vários quarteirões e serve também como centro social para os moradores e visitantes da região. Os arquitetos responsáveis dividiram intencionalmente o parque para que tivesse uma estrutura completa com praça aberta (que se conecta à Torre Salesforce), um anfiteatro, um gramado e jardins botânicos com plantas nativas da Califórnia, assim como o jardim de zonas úmidas, um jardim desértico e um jardim mediterrâneo.

Via Casa Vogue 

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *