Anteriormente fizemos um post sobre a Campanha de Arrecadação desenvolvida pelo Coletivo Arquitetas Invisíveis em prol da edição e lançamento da revista, resultado de um projeto super bacana. O objetivo foi alcançado e a revista será lançada em abril de 2016!
O Coletivo Arquitetas Invisíveis é uma ação que busca promover a igualdade de gênero dentro do âmbito da arquitetura e do urbanismo, por meio do reconhecimento e divulgação da vida e obra de arquitetas desprestigiadas pela história. Criado por estudantes da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, o objetivo é incitar a discussão sobre gênero no meio acadêmico e profissional.
Uma das motivações do coletivo Arquitetas invisíveis foi a “inquietação” gerada pelo fato de que no ambiente acadêmico os referenciais teóricos de obras estudadas são todos masculinos. “Começamos a nos questionar aonde estavam estas mulheres e o que estavam fazendo”, recorda Lara.
O insight ocorreu há dois anos, quando o grupo começou a se organizar para discutir o tema e a montar uma exposição que inicialmente reuniu a história e a obra de 26 mulheres arquitetas e urbanistas. Depois, o acervo foi ampliado para 48 nomes e, em homenagem ao Dia da Mulher, ganhou destaque especial no site Archdaily. Vale o Clique!
Via FNA
0 comentários