REVISTA PARATUDO

Praça Cívica e concurso público [CAU/GO]

por | mar 2, 2015 | Paratudo | 0 Comentários

A Praça Cívica encontra-se interditada aos carros para que a prefeitura dê início às suas obras de restauração. A conjunção de esforços do Governo Federal, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura e da Prefeitura do Goiânia, resultou no novo projeto de requalificação. É muito bem-vinda a implantação de uma proposta que objetiva resgatar parte tão importante da capital. O local se encontra em péssimas condições há muitos anos, descaso resultante do choque de responsabilidades entre o Estado e a Prefeitura. O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO) também apoia a proibição do estacionamento de veículos particulares, resgatando a praça para o pedestre.

Contudo, temos mais o que considerar. Como hoje ocorre com os empregos públicos, os projetos de obras públicas têm que ser resultado de concurso público. Com isso, se dá oportunidade de trabalho a diversos profissionais e escritórios de arquitetura, se cria uma discussão dentro de várias equipes interdisciplinares e se democratiza o debate sobre o uso da cidade. A sociedade só tem a enriquecer com essa prática.

O concurso envolve um esforço que muitos administradores públicos não estão dispostos a assumir. Porém, esse é o caminho que deverá ser colocado em prática por qualquer gestão que trilhar pela democracia e pela legalidade. O CAU/GO trabalha por esse objetivo. Para saber mais, Confira!

Via CAU/GO

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *