REVISTA PARATUDO

Portuguesa Mariana Pestana será a curadora da 5ª Bienal de Design de Istambul

por | set 20, 2019 | Paratudo | 0 Comentários

A 5ª Bienal de Design de Istambul revelou o nome da curadora para a edição de 2020: a arquiteta portuguesa Mariana Pestana. A bienal, organizada pela Fundação para a Cultura e as Artes de Istambul (İKSV), acontecerá entre 26 de setembro e 8 de novembro de 2020.

Atualmente, Pestana é curadora do Fiction Practice, para o Laboratório de Jovens Curadores da Bienal de Design do Porto 2019. A arquiteta tem vasta experiência com eventos e exposições em todo o mundo, tendo trabalhado com a Royal Academy, a Trienal de Arquitectura de Lisboa, o Victoria and Albert Museum (V&A) e o Centro Sueco de Arquitetura e Design.

É uma das co-fundadoras do The Decorators, grupo interdisciplinar que trabalha com intervenções no espaço público e organiza programas culturais. Dividida entre o Lisboa e Londres, lecionou na Central Saint Martins, no Chelsea College of Arts e no Royal College of Arts. Possui Ph.D. em arquitetura pela Bartlett School of Architecture. Trabalha especialmente com temas relacionados à prática social crítica e ao papel da ficção na reinvenção de futuros para uma era marcada pelo progresso tecnológico e crise ecológica.

“A abordagem apaixonada de Mariana Pestana será positiva para a bienal de várias maneiras, e suas reflexões críticas sobre questões contemporâneas e investigações sobre o futuro fictícios são bastante intrigantes. Acreditamos que ela investirá toda a sua energia para tornar esta edição memorável, aproveitando a oportunidade para estender a abordagem colaborativa da Bienal de Design de Istambul.” — Concelho Consultivo da Bienal de Design de Istambul

Via ArchDaily

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *