REVISTA PARATUDO

Porto de Itaqui – Primeiro porto público com certificação Acqua

por | jun 9, 2016 | Paratudo | 0 Comentários

O Porto de Itaqui, em São Luís do Maranhão, pode ser o primeiro porto público e receber uma certificação de sustentabilidade. O referencial técnico de Alta Qualidade Ambiental (Aqua) para portos e instalações portuárias está sendo desenvolvido pela Fundação Vanzolini e pelo Centro de Inovação em Logística e Infraestrutura da Universidade de São Paulo (CILIP-USP).

O processo ocorre desde o dezembro passado. Com a aprovação da proposta de certificação, o projeto passará por uma fase de consultorias e avaliações do complexo portuário para a readequação ao referencial técnico. Serão implementados sistemas de gestão integrada e diagnosticados os critérios de desempenho sócio-técnico-ambiental nos temas da sustentabilidade. A certificação em si depende de auditorias presenciais pela Fundação Vanzolini.

O Porto do Itaqui é o terceiro no ranking do Indicador Desempenho Ambiental, o IDA portuário, índice desenvolvido pela Agência Nacional do Transporte Aquaviário.

Os indicadores de desempenho da qualidade ambiental para instalações portuárias (QAIP) são compostos por 15 categorias, agrupadas em três temas: vida social e econômica; qualidade de vida; e meio ambiente. Os indicadores englobam, ao todo, mais de 300 itens a serem avaliados.

Via Infraestrutura Urbana

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *