REVISTA PARATUDO

Perdendo a escala: aeroportos vistos de cima

por | fev 11, 2019 | Paratudo | 0 Comentários

Em diversos momentos da história, a escala humana e a aproximação dos edifícios à dimensão sensível e vinculada ao corpo foram valores perseguidos pelos arquitetos e objeto de reflexão dentro da produção teórica do campo. Embora seja uma virtude que um espaço possa ser apreendido em uma relação direta entre pessoa e construção, existem situações, e mais do que isso, algumas escalas de projeto, que só podem ser percebidas a partir de um olhar mais distanciado.

A vista aérea, muito difundida nos dias atuais com o advento e popularização dos drones e dos serviços de mapeamento, serve muito bem às propostas de larga escala, como projetos urbanos ou de edifícios infraestruturais. Seja nas etapas de elaboração de um projeto, seja com exemplares já construídos, trata-se de um instrumento que pode relevar articulações entre grandes massas edificadas ou até mesmo fornecer uma imagem total de um edifício complexo.

Um tipo de infraestrutura que revela peculiaridades interessantes em relação à sua implantação ou forma de organização de programa é o aeroporto. Esses edifícios, geralmente de grande escala, são elementos fortes na paisagem e rendem belas imagens aéreas que ajudam a reconhecer sua organização e relação com o entorno. Veja uma seleção dessas fotos a seguir. Vale o Clique!

Via ArchDaily

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *