REVISTA PARATUDO

OMA divulga proposta para Museu de George Lucas, sem lugar definido

por | ago 23, 2016 | Paratudo | 0 Comentários

Lucas Cultural Arts Museum from Brooklyn Digital Foundry on Vimeo.

Por conta de uma batalha legal com ativistas da cidade de Chicago, no estado americano de Illinois, o cineasta George Lucas resolveu abandonar os planos de construir um museu dedicado ao seu legado às margens do Lago Michigan. Mesmo sem um lugar definido, o criador da saga “Star Wars” disse em comunicado que o projeto do Lucas Museum of Narrative Art será transferido para a Califórnia.

A polêmica, encabeçada pela organização ambientalista Amigos dos Parques, discorre sobre a apropriação indevida de terreno público para o uso de uma instituição privada. O grupo alega que no local, atualmente ocupado por um estacionamento, seria mais vantajosa a revitalização do espaço como um parque para a população do que abrigar um museu.

Diante das negativas, o projeto “montanhoso” – desenvolvido pelo escritório chinês MAD Architects, em parceria com a firma local Studio Gang – parece ter sido descartado temporariamente. Por sua vez, o escritório global OMA divulgou imagens de sua proposta para o museu naquela região que, curiosamente, procura atender um programa e plástica arquitetônica mais integrados com a cidade.

O projeto alternativo busca preservar ao máximo a orla do lago, elevando do solo a maior parte da galeria e dos espaços educacionais, como também descortina um novo espaço permeável e contemplativo na sua cobertura. Diferente do desenho apresentado pelos chineses, que chegou a ter sua área construída reduzida em 25%, o museu do OMA proporcionaria oito vezes mais espaços públicos do que sua área de projeção.

O escritório liderado pelo arquiteto holandês Rem Koolhaas divulgou um vídeo conceitual do futuro museu. Mais detalhes, Confira!

Via Arqbacana

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *