REVISTA PARATUDO

O retrato do Abandono – Estação Ferroviária de Goiânia

por | abr 4, 2016 | Paratudo | 0 Comentários

Antiga Estação Ferroviária de Goiânia é o retrato do abandono.
Cartão postal e ponto turístico da capital, prédio é um dos principais acervos do patrimônio art déco. Embora o Plano Municipal de Cultura estabeleça ações que tornam a Estação Cultura de Goiânia, antiga Estação Ferroviária, em um centro de informação turística, a realidade é bem diferente disso. Para quem avista o prédio de longe, pode parecer só mais um prédio esquecido no centro da Capital, mas o Curta Mais visitou o lugar e trouxe imagens que é de deixar qualquer goianiense inconformado com a degradação física do local.

Há danos internos e externos, o relógio já não funciona e algumas salas viraram depósito de entulhos. Murais, posicionados na região central da entrada da Estação Ferroviária de Goiânia, que foram pintados pelo Frei Nazareno Giuseppe Confaloni (Viterbo, Itália, 1917 – Goiânia, Brasil, 1977), um dos ícones e pioneiros da arte moderna no Centro-Oeste, ainda está em boa conservação, mas está em perigo.

Curta Mais ouviu representantes da Prefeitura de Goiânia e do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). Segundo a gerente de patrimônio artístico e cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Diolinda Taveira, hoje o prédio está funcionando apenas como ponto de apoio para servidores da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Ela esclareceu ainda, que existe um projeto de restauração para a Estação Cultura que aguarda verba federal.

A assessoria de comunicação da superintendência do Iphan, informou que foram contempladas duas obras em Goiânia pelo PAC das Cidades Históricas: a revitalização da Praça Cívica e a restauração da Estação Ferroviária, na Praça do Trabalhador. Ela explicou que a segunda obra está em análise no Diretoria do PAC, em Brasília e ainda não há previsão de valores e datas para liberação.

Via Curta Mais

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *