REVISTA PARATUDO

O futuro da arquitetura

por | jun 20, 2020 | Paratudo | 0 Comentários

A arquitetura é uma das profissões mais antigas que existem desde as primeiras intervenções do homem na pré-história dentro das cavernas até as construções contemporâneas. Essa cumplicidade entre a evolução humana e as construções espaciais sempre existiu e espera-se que continue existindo. Com o avanço tecnológico, algumas ferramentas começaram a participar cada vez mais do cotidiano de muitos profissionais como a Inteligência artificial (I.A), e com o esgotamento dos recursos naturais, finitos, a sustentabilidade será uma necessidade cada vez mais exigida nas construções do futuro.

A arquitetura sustentável procura constantemente soluções para que a construção tenha o menor impacto negativo no meio ambiente, pensando na reciclabilidade dos materiais e na sua degradação, além do conforto e qualidade de vida dos habitantes. Projetos como casas de papelão e de outros materiais reciclados e renováveis já são realidade em diversos lugares do mundo, além de serem menos nocivos à natureza. Outras soluções encontradas para causar um impacto positivo ao planeta, foram as chamadas florestas verticais que têm o objetivo de capturar toneladas de dióxido de carbono anualmente e produzir diariamente oxigênio, utilizando uma grande quantidade de árvores e arbustos plantados em um edifício residencial.


Tendo como referência o projeto do escritório de arquitetura Boeri Studio desenvolveram a Bosco Verticale, primeira floresta vertical do mundo. Além disso, há também o grande avanço tecnológico e com ele ferramentas como a I.A. Uma de suas possíveis aplicações é o  Design Generativo (DG), no qual revoluciona o processo de criação do projeto arquitetônico, gerando imagens realistas a partir de frases complexas. O DG faria de uma frase a combinação de diversas possibilidades para encontrar a melhor possível levando em conta alguns filtros como custo e eficiência energética.

Com isso, projetar se tornará uma conversa com a máquina sobre a arquitetura que queremos. Em suma, deve-se esperar uma arquitetura que acompanhe a evolução humana, explorando todas as possibilidades e todas as suas tecnologias, como a I.A, em prol de um mundo menos nocivo ao meio ambiente e mais integrado à ele. Entretanto, para que isso aconteça há de sermos resilientes e inovadores, nos reinventando diariamente.

“A Arquitetura não segue ciclos econômicos ou de moda, segue ciclos de inovação gerados por desenvolvimentos sociais e tecnológicos. A sociedade contemporânea não para e as edificações precisam evoluir com novos padrões de vida para corresponder às novas necessidades”. – Zaha Hadid

Editor:
Lucas Carilli

Equipe Paralelo Amarelo 

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *