Os arquitetos colombianos Miguel Niño e Johanna Navarro, do escritório de arquitetura Sumart Diseño y Arquitectura SAS desenvolveram o BT (Bloque Termo dissipador), desenvolveram um tijolo de barro que protege contra a radiação solar e permite que a ventilação passe através dos tijolos, dissipando o calor e reduzindo a temperatura interna da construção.
A ideia dos dois é construir casas e edifícios esteticamente agradáveis e que também promovem conforto e sustentabilidade, levando ainda em consideração que a demanda crescente por habitação no mundo é um dos maiores desafios da engenharia sustentável do novo século.
“BT – Bloque Termo dissipador, é um tijolo de cerâmica para a construção de gabinetes de arquitetura e fachadas, que adota o mesmo processo do tijolo de barro de fabricação tradicional, com uma inovação no design da seção transversal usada no processo de extrusão. Sua forma incomum, composta de um retângulo e um triângulo escaleno irregular, protege parcialmente o tijolo da radiação solar e a transferência de calor”, explica os arquitetos.
Além de reduzir o calor, também reduz o ruído, quebrando e refletindo as ondas sonoras. Vale o Clique!
Via Razões Para Acreditar / Engenharia É
0 comentários