REVISTA PARATUDO

Na Dinamarca, uma torre em espiral para apreciar a floresta

por | out 14, 2017 | Paratudo | 0 Comentários

Já imaginou poder caminhar sobre a copa das árvores? Foi pensando nesse desafio que os arquitetos do escritório dinamarquês Effekt desenvolveram o projeto da Treetop Experience. Trata-se de uma torre em espiral no meio da floresta. A ideia foi criar um roteiro de experiência única para os visitantes que amam a natureza e desejam visualizar toda a biodiversidade da área sob um novo ângulo.

Localizada em Gisselfeld Klosters Skove, uma floresta preservada próxima à Copenhague, a torre funciona como uma rampa de madeira contínua e acessível a todos, independente da condição física, pois é possível parar para descansar ou subir até onde quiser para apreciar a paisagem. Além disso, a inclinação suave permite uma caminhada tranquila.

O roteiro do passeio passa por uma região montanhosa, onde é possível visualizar lagos, riachos e diversas espécies de plantas. A passarela mais alta passa pelas áreas mais antigas da floresta e também possui uma série de atividades educativas sobre o meio ambiente. A mais baixa passa pela parte mais jovem. A caminhada pela Treetop acaba no mirante de observação, localizado a 45 metros do solo.

O desenho da torre foi pensado para melhorar a experiência do visitante. Em vez do típico formato cilíndrico, os arquitetos escolheram um perfil curvo, que lembra uma ampulheta, com a base e o topo maiores do que o meio. Além de ajudar na estabilidade da estrutura, esse desenho aumenta a área de observação no alto. Todo o espaço de caminhada será cercado por uma rede de aço corten, que não interrompe a vista e mantém a segurança dos visitantes.

Via Casa Vogue

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *