Esquiceir, cidade universitária na região noroeste da Turquia, será sede do mais novo projeto assinado pelo arquiteto Kengo Kuma. Com 4.500 m², o Odunpazari Modern Museum (OMM) ganhou data de abertura e está previsto para ser inaugurado em junho de 2019.
Com retas firmes e construções em madeira, caractísticas que já se tornaram uma assinatura do arquiteto, o projeto foi inspirado na arquitetura própria de Esquiceir, que tem uma relação íntima com a indústria da madeira. Idealizado para formar uma praça no entorno dos outros edifícios, o museu já é tido como um novo marco cultural para a cidade.
Fundado pelo colecionador turco Erol Tabanca, o museu contará com um acervo internacional de arte moderna e contemporânea, com coleções que abrangem desde a década de 1950 até os dias atuais
“No coração deste projeto estava o desejo de criar um elo entre as pessoas e a arte”, explicou a equipe responsável. “Queríamos que o edifício carregasse a história e a memória da cidade, para ressoar tanto em escala humana quanto com a paisagem única de Odunpazari que, por sua vez, é uma experiência especial por si só. Estamos muito ansiosos para ver o público desfrutar e interagir com o edifício”.
A exposição inaugural apresentará artistas da Turquia, além de obras do artista japonês Tanabe Chikuunsai IV e exibições de galerias permanentes, além de outras atividades para o público como palestras, workshops e seminários.
0 comentários