REVISTA PARATUDO

Inglesa cria filtro de ar para rodas de bicicleta

por | dez 8, 2020 | Paratudo | 0 Comentários

Além de não poluir, bicicletas poderiam ajudar a limpar o ar das cidades durante as pedaladas. As bicicletas vem conquistando o seu merecido espaço como meio de transporte sustentável – e saudável – nas áreas urbanas. A pandemia e a necessidade de isolamento social fez com que muitas cidades reconhecessem os benefícios da bike: um transporte individual que não emite poluentes e ajuda a cuidar da saúde da população.

Optar pela a bicicleta é uma boa maneira de se exercitar e ao mesmo tempo diminuir os congestionamentos e a poluição do ar. E a inglesa Kristen Tapping, que estudou engenharia industrial na Universidade de Londres, encontrou um jeito de melhorar ainda mais este cenário.

A ideia veio durante uma pedalada que a engenheira fazia entre carros, no trânsito londrino. Mais do que não poluir, Kristen queria ajudar a limpar o ar da cidade. Foi então que ela criou o “Rolloe”, um dispositivo que aproveita a energia cinética do movimento da bicicleta para absorver o ar para seu interior, onde estão os filtros de ar. Depois de filtrado o ar volta para a cidade sem impurezas.

Segundo Kristen, cada Rolloe pode filtrar 0,665m³ de ar a cada quilômetro rodado. Individualmente, o valor pode ser baixo, mas considerando-se que as bicicletas ganham cada vez mais espaço nas cidades, este valor pode ser multiplicado por milhares de ciclistas e seus quilômetros rodados por dia.

Via Ciclo Vivo

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *