![]() |
Marcelo – BID, Áureo , Lais Rincon – Observatório Social de Gyn, Márcia Casseb – ICES, Nelcivone de Melo – AMMA, Flávio Yuaca – Prefeitura de Goiânia, Natália |
Nodia 21 de março de 2016, aconteceu, em Brasília, o Workshop de Monitoramento Cidadão promovido pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) juntamente com a Caixa Econômica Federal.
O Monitoramento Cidadão é uma das etapas do programa ICES que consiste em analisar dados, identificar temas prioritários e propor ações que contribuam para o desenvolvimento sustentável de cidades médias e emergentes da América Latina. Goiânia foi a cidade pioneira no Brasil, sendo a primeira em que foi iniciado o programa, em 2011. Já foi elaborado um Plano de ação com todas as informações levantadas pela ICES, inclusive com propostas do que deve ser feito para que Goiânia se desenvolva de forma mais sustentável. O ideal era que os cidadãos de Goiânia acompanhassem todo esse processo para fiscalizar a prefeitura e os órgãos responsáveis quanto cumprimento do Plano de Ação, mas como nem todos têm interesse ou disponibilidade para isso, o Observatório Social de Goiânia entra com o papel de fazer este monitoramento.
A participação dessas organizações da sociedade civil junto à administração pública é muito importante para pressionar nossos representantes políticos a pensarem suas atitudes realmente voltadas para o bem comum. Mas o mais importante é que isso seja feito sempre de forma transparente, ou seja, que as informações sejam divulgadas e estejam ao alcance da população em geral, onde cada um, enfim, poderá ter uma visão mais crítica e quem sabe até ser mais participativo e atuar de maneira ativa como cidadão.
_________________________________________________________________________________
0 comentários