REVISTA PARATUDO

FORMATURA ARQ URB UEG 2010-2

por | fev 4, 2011 | Paratudo | 1 Comentário




Ontem foi mais uma noite inesquecível.
Ser paraninfo desta turma me encheu de alegria.
Abraços apertados e emocionados.


O vídeo acima é obra darquiteta, Thaissa Finotti.
Abraço a todos da turma.

Parabéns formandos.


Segue meu discurso da noite festiva de ontem.

ANÁPOLIS, 3 de fevereiro de 2011
GRATIDÃO
Primeiro quero agradecer o especial convite para estar aqui neste momento. Ter a honra de usar a palavra no mais solene e importante evento da formatura de vocês é motivo de grande alegria. Momentos como este serão guardado na memória, para que em dias difíceis no dia-a-dia do ensino a lembrança de cada instante vivido aqui abasteça meu coração de esperança, de uma doce esperança.
RECONHEÇO QUE NÃO ESTOU SÓ
Sei que o privilégio de estar aqui além de muito me honrar, também me responsabiliza, pois como professor que tem a oportunidade Do discurso, fala também em nome de todos os que contribuíram para a formação profissional de vocês.
O LEGADO DO PROFESSOR
Quando me formei em arquitetura, pensei que teria um legado, uma história para ser contada em forma de edifícios, casas, e intervenções urbanas. Pensei que faria alguma coisa surpreendente no mundo da arquitetura. A rotina acadêmica me deixa pouco tempo para dedicar à profissão de forma plena, porém a escolha pelo ensino trouxe-me outro legado: a possibilidade de participar da formação de um novo arquiteto. Talvez não tenha tantos edifícios como pensei, mas os alunos que tive a oportunidade de instruir, educar e formar farão muito mais, assim meu legado foi multiplicado de forma a não ser mais possível mensurá-lo em metros quadrados, talvez consiga em  número de pessoas que conheci e amizades que construí.
NOSSAS ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
Há um novo mundo se abrindo agora para vocês. E talvez o momento seja propício ao desenvolvimento das nossas atividades. O país parece retomar a construção como sendo uma atividade importante em seu desenvolvimento. Casas sendo construídas, invasões sendo urbanizadas. Obras de infra estrutura. Mas podemos ainda ver que há muito que fazer e a sociedade espera de vocês a contribuição na construção de um novo país, com menos desigualdades, com mais moradia digna, com cidades humanas e sustentáveis.
Não se limitem ao exercício da atividade plena e efetiva nos seus escritórios. Ampliem seus horizontes. Façam parte da construção de um novo país, a partir da casa, da rua do bairro e da cidade. Pensem diferente, e para usar uma expressão da geração de vocês, “SAIAM DA CAIXA”.
NOSSO CONSELHO
Vocês caros colegas, terão o privilégio de serem arquitetos contando como certa a criação do conselho de arquitetura e urbanismo – o nosso CAU. Envolvam-se também na construção de um novo conselho, um conselho que tenha uma identidade profissional significativa e forte. Temos como dever ultrapassar a barreira econômica que separa nossos escritórios dos que precisam de soluções arquitetônicas. Devemos mostrar para a sociedade que além de projetar casas coloridas, temos um compromisso com a casa, a rua e o bairro, enfim a cidade.
UTOPIA
Tudo isso parece ser utopia? Sim pode até ser, mas vocês mais do que ninguém sabem o que é uma utopia.  E sabem transforma-la em realidade. Formar em arquitetura numa instituição pública em Goiás parecia ser há 10 anos uma utopia. Olhar para a frágil estrutura de laboratórios e biblioteca que os acompanhou ao longo dos anos e pensar que hoje estaríamos aqui diante de uma turma de arquitetos também seria uma utopia, vejam. Foi possível.
Tive o privilégio de estar com toda a turma reunida numa sala e é essa convivência que me dá a certeza de que vocês são arquitetos e urbanistas.  Fico feliz em olhar para vocês e dizer: colegas arquitetas e arquitetos.
 VIDA
A partir de agora vocês vão construir a vida de vocês.
A construção da vida não é diferente de uma obra.
Tudo começa com o projeto.
Planejem a vida de vocês, pensem onde querem chegar – lembram-se das aulas de planejamento? 
Executem, saiam da etapa de planejamento, construam a vida de vocês.
E não tem outra maneira, primeiro é a base, a fundação. Fundamentem a vida de vocês naquilo que é bom, correto, ético e verdadeiro.
Toda a construção depende da fundação. Levantem uma parede de cada vez, façam as aberturas necessárias para a entrada de novos ventos e a brisa suave que pode trazer uma novidade reparadora ou animadora.
Ancore as lajes com âncoras firmes, da família, e dos amigos. E continuem a construir.
Escolha bem os materiais de acabamento. Alías escolha é uma etapa importante da vida e da construção. Saibam escolher. Procurem pessoas experientes caso tenham dúvidas, ouçam os mais velhos, pensem antes de agir.
GUARDEM 3 COISAS: A FÉ , A ESPERANÇA E O AMOR
Por último, quero deixar uma última palavra :
Não é uma palavra minha somente, mas a palavra do Apóstolo Paulo quando escreveu a carta a um grupo de cristãos numa cidade chamada Corinto.
Em determinado momento ele diz:
Portanto, agora, existem estas três coisas, a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor.
TENHAM FÉ.
Acreditem: as coisas vão dar certo.
O texto bíblico define a fé como sendo a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.
Certeza que vamos receber o que esperamos. O que vocês esperam?
ESPERANÇA
Qual seria a melhor definição de esperança? Um desejo dentro de cada um que nutre bons sentimentos? Uma vontade genuína de que tudo aconteça de uma forma boa e bela? Qual é a esperança de cada um de vocês.
AMOR.
Por último o amor. O maior é o amor. Faço um convite ao amor. Que vocês amam a arquitetura e urbanismo é evidente. Ninguém faz um curso como esse sem amar – o que não nos livra de acessos de desilusão e raiva – mas amamos o que fazemos. Façam com amor. Porém vivam com amor. Amem as pessoas e não as coisas. Amem e serão felizes.
Desejo, saúde, trabalho, fé, esperança e amor muito amor.
 PARABÉNS ARQUITETAS E ARQUITETOS.
  
BRÁULIO VINÍCIUS FERREIRA.

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

1 Comentário

  1. Unknown

    Bráuliooo, ex professor e agora colega de profissa. =D
    Mto obrigada pelo seu discurso. Foi lindo, mto emocionante.
    Minha família e amigos amaram, todo mundo ficou comentando depois: "Nossa que discurso", "Mto bonito" e tals.. hehe
    Ah mto obrigada tbm pela lembrança da ZEBRA.hehe
    Foi realmente uma noite inesquecível!
    Ameiii!!!
    Abraço
    Ludmilla Micaelle

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *