Salários justos, cuidados com a saúde, proteção do meio ambiente, oportunidades iguais para todos, acesso à água e alimentação adequada. Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidos como ODS, criados pela Organização das Nações Unidas (ONU) são um caminho para que o mundo se torne um lugar melhor.
Para apresentar cada um dos ODS e as possibilidades de colocar em prática este “roteiro”, será realizado o Festival Conhecendo os ODS, entre os dias 9 e 13 de agosto de 2021, em formato totalmente on-line e gratuito.
Com o tema “Juntos unindo esforços para atingir os Objetivos e não deixar ninguém para trás”, especialmente na chamada “década da regeneração”, o Festival trará exemplos, ações, estratégias e todos os esforços de quem já promove, no Brasil e na América do Sul, um mundo mais justo, mais sustentável e com oportunidades iguais para todos até o ano de 2030.
O evento reúne mais de 30 atrações, divididas em vários espaços apresentados em uma plataforma interativa e imersiva. Com a participação Centenas de empresas e instituições irão compartilhar seus progressos e o alinhamento dos seus negócios aos ODS.
A programação é voltada para diferentes públicos, como estudantes, educadores, empresários, instituições públicas, privadas e sociedade civil em geral.
Os credenciados recebem, em primeira mão, toda a programação do evento e poderão participar de uma das atrações – o Call to Action, ou Chamada para a Ação, em que poderão enviar vídeos, desenhos e conteúdos sobre os ODS que gostariam de compartilhar no Festival.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Os ODS indicam como as nações podem alcançar um desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável, tendo como foco um mundo melhor para todos. Os 17 Objetivos e suas 169 metas para melhorar os indicadores em várias áreas foram definidos em 2015, em continuidade e aprimoramento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), por 193 países, entre eles o Brasil, durante a Assembleia Geral da ONU.
Cada um dos objetivos trata de uma área diferente, mas estão interligados. São eles:
1 – Erradicação da Pobreza.
2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável.
3 – Saúde e Bem-Estar.
4 – Educação de Qualidade.
5 – Igualdade de Gênero.
6 – Água Potável e Saneamento.
7 – Energia Acessível e Limpa.
8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico.
9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura.
10 – Redução das Desigualdades.
11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.
12 – Consumo e Produção Responsáveis.
13 – Ação contra a Mudança Global do Clima.
14 – Vida na Água.
15 – Vida Terrestre.
16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
17 – Parcerias e Meios de Implementação.
Os interessados no evento, podem acompanhar detalhes e se inscrever através do site clicando aqui. Vale o Clique!
0 comentários