REVISTA PARATUDO

ETH Zurique usa robôs para construir casa de três pavimentos em estrutura de madeira

por | abr 16, 2018 | Paratudo | 0 Comentários

A tecnologia digital se infiltrou no cenário das construções em madeira. Pesquisadores da ETH Zurique estão usando robôs e programação digital para construir módulos estruturais de madeira. Estes estão sendo utilizados para dar estabilidade aos dois pavimentos superiores da DFAB HOUSE, uma unidade residencial de três pavimentos localizada em Dübendorf, que tem como objetivo reunir diferentes métodos construtivos digitais em um mesmo edifício.

O processo é simples. O robô pega uma viga de madeira, leva até a serra que a corta na dimensão correta. Em seguida, outro robô faz buracos na madeira para garantir as conexões. Finalmente, dois robôs posicionam as vigas a serem conectadas enquanto trabalhadores as fixam manualmente. Um algorítimo foi desenvolvido para impedir que os robôs colidam durante esse processo. Ele calcula todo o caminho que o robô deverá fazer, evitando acidentes.

No total, seis módulos de madeira serão construídos através desse processo. Uma vez finalizado, os módulos serão transportados até a DFAB HOUSE em Dübendorf, onde serão empregados na construção da unidade residencial de mais de 100 metros quadrados.

Este projeto está sendo encabeçado pelo professor de Arquitetura e Fabricação Digital da ETH Zurique, Mathias Kohler. Ele é também responsável pela equipe de pesquisadores que projetou a “Rock Print” para a Bienal de Chicago em 2015. Segundo o arquiteto, “se houver qualquer mudança no projeto durante este processo, o computador consegue se ajustar para atender essas  ovas necessidades. Esse tipo de arquitetura integrada ao mundo digital está estreitando a distância entre projeto, planejamento e execução.”  Vale o Clique!

Via ArchDaily

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *