REVISTA PARATUDO

EREA Amazônia 2018

por | jun 3, 2018 | Paratudo | 0 Comentários

Motivados a dar vida a um organismo que luta por uma cidade melhor e em busca da desconstrução do falso estereótipo da METRÓPOLE AMAZÔNICA, a Comissão Organizadora apresenta a cidade de Manaus como sede do EREA Amazônia 2018.

Manaus é uma cidade construída e urbanizada desde os primórdios de sua concepção com base em apreciações exógenas, que acomodam e aplicam conceitos externos dentro do meio urbano, transformando de forma agressiva o meio ambiente, e afetando secundariamente os habitantes locais.

O crescimento desenfreado do espaço urbano, e ampliação das zonas da cidade, tiram o espaço que antes era ocupado pela fauna e flora da maior floresta tropical do mundo, ameaçando inclusive, o Sauim de coleira, espécie endêmica da área que Manaus foi inserida.

Diferente da visão que possam ter de uma cidade consciente e tomada por vegetação, é perceptível o desdobramento e luta para manter vivo o potencial sustentável que nos é empregado, uma vez que retira-se sem planejamento a floresta do meio de produção de fenômenos naturais que interagem não só com a região amazônica mas com o país todo.

Apresentamos nossa proposta de encontro como ferramenta para reflexões sobre a afinidade da urbanidade e meio ambiente, afim não só de apresentar a cidade e seu forte apelo turístico, mas preparar futuros profissionais Arquitetos e Urbanistas que somam as relações e arquitetam cidades melhores.

Com a temática “A natureza cria, o arquiteto ̶t̶r̶a̶n̶s̶f̶o̶r̶m̶a̶ integra”, homenageamos o ilustre arquiteto Severiano Mário Porto, que em sua obra, mostrou a necessidade de aplicarmos nossos conhecimentos profissionais de modo que nos adaptemos ao ambiente e não, nos impor sobre o mesmo.

O evento contará com a participação do MSC. Arquiteto Marcos Paulo Cereto que pesquisa a obra de Severiano Porto e a Arquitetura Moderna na Amazônia e do renomado Dr. Arquiteto José Afonso Botura Portocarrero vencedor do prêmio BREEAM Awards 2018, selo de sustentabilidade mais antigo e referenciado do mundo. O Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS), venceu a categoria Regional/Novas Construções Em Uso.

O evento é organizado por alunos das instituições de Arquitetura e Urbanismo de Manaus: Uni Nilton Lins, Fametro, Uninorte, Ulbra e Faculdade Martha Falcão. Mais detalhes, Datas e inscrições, Vale o Clique!

Via ArchDaily

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *