“Com uma votação de 32 votos a favor, Chile foi eleito sede da Copa do Mundo no ano 1945, evento que se realizou apesar das precárias condições em que se encontrava o país logo depois do terremoto Valdívia de 1960 e da morte de dois dos principais nomes do campeonato: Carlos Dittborn e Juan Pinto Durán.
O documentário que hoje lhes apresentamos, por causa da copa que está sendo realizada no Brasil, foi patrocinado pela própria FIFA e mostra – além da revisão de grande parte dos seus jogos – um interessante olhar sobre a cidade de Santiago naquela época e algumas das suas edificações desportivas, construídas e remodeladas especialmente para o evento através de um grande esforço.
O documentário, realizado com um enfoque totalmente europeu, vê o Chile dos anos 60 com olhos estrangeiros, destacando suas qualidades mas também deixando a mostra as precárias condições urbanas e sociais em que foi recebida a copa do mundo, ocasião na qual – apesar de tudo – os chilenos mostram seu melhor lado frente ao mundo. “
Vale o Clique!
0 comentários