Uma prática que tem se tornado comum entre os estudantes é a cópia de trabalhos. Com o meio digital a coisa piorou. Em nosso último trabalho das disciplinas de DP1 constatamos a cópia de trabalhos. Um que copiou do outro. Ai o outro diz que não sabia…essas coisas. Pior que copiar é tentar enganar ainda mais o professor.
Como se não bastasse o desgaste natural do exercício da docência, agora temos mais um: INVESTIGAÇÃO.
Cheguei a cogitar com um dos professores anular tal atividade, tamanha foi a minha decepção.
Mas alguém pode ponderar – ” é uma minoria” sim pode até ser, mas uma minoria de uma elite brasileira que tem acesso ao ensino superior num país como o nosso que – ao contrário das propagandas oficiais – ainda é muito miserável.
Outro dia ouvi de um “bom aluno” que tinha passado o fim de semana fazendo trabalhos para alunos de períodos anteriores, alegando que ganhou em um fim de semana o que leva para ganhar em um mês de estágio. Acontece que o que esse “bom aluno” fez é errado, é imoral e antiético. Em uma palavra mais conhecida – é corrupção, mentira e engano. Lamento ouvir tais relatos e perceber que tanto o que paga quanto o que recebe parecem não perceber o mal que estão fazendo para suas próprias vidas. Lamento participar de um ambiente como esse onde o conhecimento deveria ser construído e não roubado ou “comercializado”.
Lamento.
REVISTA PARATUDO
DECEPÇÃO
EDITO RIAL
A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.
ISSN 1018-4783


Compartilhe conosco sobre seu trabalho.
0 comentários