BNDES divulga vencedor do polêmico concurso para projeto de expansão da sua sede no Rio de Janeiro. Proposta elaborada por Daniel de Barros Gusmão receberá prêmio de R$ 1,2 milhão. O anteprojeto elaborado por Daniel de Barros Gusmão foi selecionado como vencedor, por unanimidade. O carioca receberá um prêmio bruto no valor de R$ 1,2 milhão.
Segundo a ata de julgamento, a proposta ganhadora destaca-se por equilibrar aspectos construtivos, funcionais e plásticos. “Os espaços internos foram organizados de modo racional, os fluxos estão bem definidos e a integração com o Edifício de Serviços do Rio de Janeiro (EDSERJ) devidamente valorizada”, diz o texto. Horizontalizado, o edifício combina em sua fachada vidro com estruturas metálicas e tem uma espécie de corte horizontal que apresenta o seu interior aos visitantes.
Vale lembrar que o concurso para o projeto do anexo do prédio do BNDES no Rio de Janeiro causou polêmica ao determinar a cessão de direitos autorais do arquiteto vencedor à instituição. Assim, entidades como o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU-RJ) e Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) retiraram seu apoio à competição. Mais detalhes, Confira!
Via Portal PiniWeb
0 comentários