REVISTA PARATUDO

Concurso 012 da Projetar.org – Presídio Inclusivo

por | ago 28, 2015 | Paratudo | 0 Comentários

A proposta do Concurso 012 do Portal Projetar.org é que os estudantes projetem um presídio inclusivo, um espaço que favoreça a resocialização do ser humano e que colabore com a redução dos índices de reincidência criminosa no país.

Deficiente, insalubre e superlotado, o sistema carcerário brasileiro é o quarto mais populoso do mundo, e a quantidade de presos mais que dobrou nos últimos 10 anos. Estudiosos alegam que tal situação é consequente de 2 fatores: falta de investimento na educação pública, alicerce fundamental de qualquer sociedade; e do modelo carcerário utilizado atualmente no país.

O êxito de um determinado modelo carcerário é medido por meio da análise do percentual de reincidência criminosa. O percentual de reincidência criminosa no Brasil é de aproximados 70%, ou seja, a cada 10 prisioneiros libertados, 7 voltarão a cometer crimes. Para efeito de comparação, Estados Unidos possuem aproximados 60% de reincidência, e a Europa continental aproximados 55%. Esta comparação nos permite analisar que o índice de reincidência não está diretamente ligado ao Índice de Desenvolvimento Humano – IDH de um determinado país, estando mais ligado à estruturação de seu sistema carcerário.

O Prazo Final para inscrições das equipes, 30/09/2015. Para mais detalhes, Vale o Clique!

Via Projetar.Org

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *