REVISTA PARATUDO

Concurso #008 Projetar.org: Infopoint da Pampulha

por | out 10, 2014 | Paratudo | 0 Comentários

Para o cenário da arquitetura e do urbanismo modernistas, Belo Horizonte desempenha papel de protagonista. Considerada a primeira cidade moderna planejada do brasil, é palco de um dos maiores ícones da arquitetura mundial do século XX, o complexo da Lagoa da Pampulha.

O então Prefeito Juscelino Kubitchek contratou para a empreitada o renomado urbanista francês Alfred Agache; promoveu um concurso nacional de arquitetura e, após ambos não terem gerado os resultados esperados, contratou o jovem arquiteto Oscar Niemeyer para realizar o projeto.

Niemeyer viu na Pampulha “a oportunidade de contestar a monotonia que cercava a arquitetura contemporânea, a onda de um funcionalismo mal compreendido que a castrava, dos dogmas de ‘forma e função’ que surgiam, contrariando a liberdade plástica que o concreto armado permitia”[1].

Inaugurado em 1943, o complexo da Pampulha se tornou símbolo da arquitetura moderna brasileira e até hoje é um destino muito visitado por turistas de todo o mundo, em especial arquitetos, interessados em observar um dos primeiros exemplos do modernismo do país. Entende-se que Belo Horizonte, a 6ª cidade mais populosa do Brasil, necessita abrigar os visitantes da Lagoa da Pampulha com adequada infraestrutura.

Assim, a proposta do concurso 008 da Projetar.org é que os estudantes projetem um InfoPoint na Lagoa da Pampulha – um centro de informações turísticas, históricas e arquitetônicas destinado a receber com conforto visitantes de todo o mundo interessados neste ícone mundial da arquitetura do século XX.

[1] NIEMEYER, Oscar. As curvas do tempo: memorias. Rio de Janeiro: Revan, 1998.

O Edital do concurso será disponibilizado no dia 13/10 no portal Projetar.org.

FONTE: Projetar.org.

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *