REVISTA PARATUDO

Ciclovia Niemeyer, Rio de Janeiro

por | dez 17, 2015 | Paratudo | 0 Comentários

Ciclovia Niemeyer liga o bairro de São Conrado ao Leblon, somando-se aos 380 km de ciclovia da cidade. Estudos geofísicos fundamentaram o trabalho de contenção rochosa e fundação dos tabuleiros pré-moldados.

Um dos motivos para o Rio de Janeiro ser uma cidade tão bela está em seus morros, paredões de rocha e encostas que se misturam com uma vegetação exuberante em meio à urbanidade litorânea. Mas este também é um dos principais desafios para estruturação de uma malha viária e para os projetos de engenharia que pretendem diminuir o trânsito caótico da capital carioca. Atualmente, com a necessidade de repensar o vai e vem dos cidadãos, a prefeitura investiu em uma ciclovia na avenida Niemeyer, que liga o bairro de Leblon a São Conrado, em um projeto desafiador que exige um cuidadoso trabalho de contenção do costão rochoso, onde serão instalados os pilares de sustentação para os tabuleiros de concreto pré-moldado.

A ciclovia Niemeyer se unirá à ciclovia Joá e tornará possível fazer o percurso entre o Recreio dos Bandeirantes e o aeroporto Santos Dumont diretamente por bicicleta. Atualmente, já foram concluídos 55% da obra: 132 dos 151 blocos e cálices de concreto, e 92 pilares e 42 tabuleiros dos 151 previstos.

Via InfraEstrutura Urbana / Pini Web

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *