O revestimento cerâmico é composto por argila e outros minerais que dão mais resistência para a peça. Essa mistura é queimada a altas temperaturas e esmaltada na parte de cima, enquanto na parte de trás tem uma coloração mais terrosa. Já o porcelanato também é composto por uma mistura de argila e minerais rochosos que são queimados a alta temperatura. A grande diferença, porém, está na composição desses minerais, que são mais nobres, incluindo alguns utilizados para fabricação das porcelanas tradicionais. Outra importante diferença está na temperatura da queima, que é mais alta nos porcelanatos do que nas cerâmicas. O resultado é uma peça mais acinzentada na parte de trás. Devido à diferença nesse processo de fabricação e da composição das matérias primas, os revestimentos cerâmicos são mais baratos do que os porcelanatos.
O porcelanato, especificamente, apresenta ainda mais variações possíveis. Ele pode ser esmaltado ou técnico, também conhecido como massa única. O porcelanato técnico tem a mesma cor em toda a espessura, pode ser polido ou natural e não recebe impressão em sua peça. Já o porcelanato esmaltado recebe a impressão na parte de cima e pode também receber acabamento liso, áspero, brilhante ou acetinado, variando de acordo com o fabricante.
Independentemente do estilo do revestimento, seja ele cerâmico ou porcelanato, os revestimentos frios trazem as vantagens de serem materiais com baixa e fácil manutenção, além de serem bastante duráveis.
_______________________________
Editora: Geovana Silva
0 comentários