Considerada um ícone da arquitetura moderna brasileira, a Casa de Vidro foi projetada pela arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi e construída em 1951, na região do Morumbi, em São Paulo. Lina viveu por 40 anos na residência, ao lado de seu marido, o jornalista Pietro Maria Bardi.
A edificação integra uma lista de nove projetos selecionados para receber o fundo internacional “Keeping It Modern”, criado pela Getty Foundation, uma instituição de Los Angeles, nos Estados Unidos, dedicada a expandir o conhecimento e preservar as artes visuais em todo o mundo.
Desde 2014, o auxílio financeiro é concedido anualmente a obras modernas, cujo interesse é ajudar na preservação do patrimônio moderno edificado. Construções como o Sanatório Paimio, de Alvar Aalto, e a FAU-USP, de Vilanova Artigas, foram agraciados anteriormente.
O Instituto Lina Bo e P.M. Bardi, sediado na Casa de Vidro, receberá 195 mil dólares (cerca de R$ 630 mil) para realizar “um plano de manutenção preventiva baseado em pesquisas técnicas especializadas para evitar um futuro incerto de intervenções de emergência e reparos pontuais”.
Mais detalhes, Confira!
Via ArcoWeb
0 comentários