REVISTA PARATUDO

Câmera conceito – Impressão 3D

por | jun 25, 2017 | Paratudo | 0 Comentários

O conceito de “Faça-você-mesmo”, também conhecido como DIY (do inglês Do It Yourself), mais do que um slogan punk ou um mote de incentivo pessoal, pode ser de fato um mote e modelo de vida, a ser aplicado como motivo ideológico, político, ou simplesmente como uma via para se contornar dificuldades cotidianas – como a falta de dinheiro. O fotógrafo londrino Paul Kohlhaussen tinha em seus sonhos uma porção de câmeras com as quais gostaria de trabalhar; diante da falta grana para consegui-las, ele decidiu resolver a questão ao estilo DIY: Paul fez ele mesmo sua câmera dos sonhos.

Como um Frankestein reunindo as melhores características de suas câmeras preferidas, Paul se baseou em uma lente Schneider Kreuznach 90mm f/8 Super Angulon para desenvolver o resto das peças, e basicamente imprimiu a câmera através de um serviço chamado 3D Hubs, uma impressora 3D online. Diante do arrojo do projeto, o serviço de impressão online concedeu a Paul uma bolsa de 500 dólares para ele criar sua câmera dos sonhos.

A inspiração para o formato veio da câmera Mamiya 7, mas o projeto reuniu também a proporção da tela da Hasselblad XPan, e a maneira de carregar o filme foi inspirada na clássica Leica M. A câmera foi projetada em 8 diferentes módulos impressos, e ganhou o apelido de “Monstro Ciclope Mostarda”. A câmera tira fotos em filme 120 no formato 6×14, e não possui ajustadores de foco, sempre ajustado ao infinito. Mas sua dinâmica modular justamente permite que o Monstro Ciclope receba diferentes lentes e espaçadores focais.

Pelos exemplos das fotos tiradas com a câmera, é possível perceber o incrível feito de Paul, independentemente de qualquer comparação com as câmeras ditas profissionais. Afinal, o gosto de realizar algo com as próprias mãos e superar limites impostos é parte da força de fazer, você mesmo, seu sonho – tudo, assim, fica mais bonito; até mesmo as fotos.

Via Hypeness

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *