REVISTA PARATUDO

CADÊ O MORRO DA ‘PRAÇA’ DA T2 COM A T8?

por | jul 5, 2011 | Paratudo | 0 Comentários

Praça Dr. Edilberto da Veiga Jardim – em outubro de 2009

A praça da Avenida T2 com a T8 – cujo nome oficial é Praça Dr. Edilberto da Veiga Jardim – está mudando de novo. Se você acha estranho eu explico:
No passado era uma ‘praça’ sem muito uso, pois funcionava e funciona como uma grande rotatória. Mas existiam lá algumas árvores e dois caminhos perpendiculares entre si. A foto é de outubro de 2009, pelo menos foi a informação do google earth.

Depois num passado mais próximo a ‘praça’ ganhou um morro. Isso mesmo, um morro. Certamento Goiânia é a primeira cidade do mundo a criar um morro numa ‘praça’. Qual era a justificativa do nascimento daquele morro no meio da praça? Alguma função no trânsito? De onde veio tanta terra?

Um dia quando levava meu filho para a escola e passando ao lado do morro ele disse: “Pai, esse morro aqui deve ser legal para descer de velotrol.” Antes que eu pudesse falar que seria complicado pois não haveria jeito de parar e a avenida seria um risco para a vida dele, ele completou: “Mas é difícil de parar o velotrol, né.” 


O que uma criança de 07 anos levou alguns minutos para perceber, o poder público levou mais de um ano. E o pior, não percebera antes. Agora começo a ver a retirada do morro da praça. Fiquei imaginando se seria em função da abertura da Avenida T8, onde haverá uma intensa terraplenagem e um movimento de terra bem bacana.  Nas minhas conjecturas analíticas respondo pra mim mesmo: “…não…não pode ser…” Mais de um ano a terra toda com grama e passeios pavimentados, esperando uma obra? Por que? Será?

Fiquei esse período inteiro pensando sobre a praça e o morro. Imaginei descendo aquele morro, queria ter subido no topo do morro, registrado…mas, infelizmente, cheguei atrasado.

O morro agora mudou de lugar.

A dinâmica da cidade, seu “planejamento” e sua história.

E por falar em história, alguém aí tem uma foto da praça com o morro “intacto”?

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *