REVISTA PARATUDO

Arquiteta propõe ponte de dois andares para litoral do Paraná

por | maio 15, 2016 | Paratudo | 0 Comentários

Uma ponte de dois andares destinada ao trânsito de carros, pessoas e bicicletas, que inclui ainda áreas de comércio e lazer, é a alternativa proposta pela arquiteta Mirna Cortopassi Lobo para a travessia entre Guaratuba e Caiobá, em Matinhos, no litoral do Paraná.

O projeto ousado se molda como uma solução para atender os cerca de um milhão de veículos que dependem do ferry boat para o acesso, além de estimular o turismo e criar um novo marco na região. Se for construída, a ponte será a primeira do tipo na América Latina. Entre as mais conhecidas no mundo estão a Bay Bride (EUA), a Tsing Ma (China) e a Yeongjong Grand (Coreia do Sul).

Dois pontos estão sendo avaliados para a implantação da estrutura estaiada, com dois pilares. O primeiro e preferido pela idealizadora teria 700 metros de vão. Já o segundo, considera a ligação pelo mesmo trajeto do ferry boat, com 1,2 mil metros.

No pavimento superior passariam veículos leves, pessoas e bicicletas. O andar inferior seria destinado para áreas comerciais, como lojas, restaurantes, espaços de lazer, mirantes e outras estruturas voltadas aos turistas.

A arquiteta conta que a ideia surgiu enquanto elaborava o plano-diretor para a cidade de Guaratuba, encomendado pela prefeitura, onde identificou que um dos principais entraves era o acesso. Como essa questão não poderia ser resolvida pela administração do município, Mirna decidiu apresentar a proposta para o governo estadual.

O modelo pretendido é uma parceria público-privada (PPP), em que parte da obra é bancada pelos cofres públicos e o restante vem de uma empresa que cobra um pedágio um pouco mais barato. Mais detalhes, Confira!

Via ArcoWeb

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *