REVISTA PARATUDO

UM BELO TEXTO DO PROFESSOR EGUIMAR CHAVEIRO

por | jan 21, 2011 | Paratudo | 0 Comentários

Recebi por email, de uma ex aluna que agora é amiga. 
E agora resolveu chamar a galera aqui de casa de Tios.
Um abraço para a Thaissa Finotti – arquiteta.

Você que conhece o pensamento e o estilo do Brasigóis, sabe que ele é um estudioso de assuntos como MÁSCARAS SOCIAISPublicar postagem, ILUSÕES HUMANAS, CAPTURA DE PENSAMENTO. Ele gosta de escrever que o pior é quando um sujeito cria uma IDENTIFICAÇÃO TOTAL com a sua ilusão. Por exemplo, considera que é bonito demais – pura ilusão; ou considera que é somente feio – pura ilusão. Vê–se como um perseguido – pura ilusão.Parece, Loló, que nenhuma identificação peremptória, decisiva ou definitiva pode ser feita. Quando lhe perguntar – O QUE VOCÊ É? – diante das interpretações de Brasigóis, a resposta deve ser: sou um bilhões de células em andamento; coração vermelho frutificando; passos culturais no rumo de Goiás; pensamento que se refaz todos os dias. Sou também órgãos, pele e paixão, tudo imperfeito, reconstituido, em trânsito. Sou subjetividade a se formar. Sou a massa plebe, trabalho diário, luta no seio das ordens das classes, dos territórios, das táticas de poder.Sou árvore e bosque, o pão da padaria cedinho, os raios do sol. e Essas lágrimas porque chove no Rio de Janeiro. Sou esse universo que não para, contrai, expande, misterioso, grande mas feito de particulas elementares. Sou o fundamento da matéria: pura vibração, pura pulsação, uma coisa virando outra, tudo se interpondo…Sou o que penso que sou e não sou e o que pensam de mim em representações interesseiras. Um abraço me refaz como se fosse a mão da parteira.
Às vezes nos iludimos porque temos família, casa, comida e condições básicas para sobreviver e esquecemos a alma, o pensamento, o corpo. Às vezes nos iludimos porque temos prestígio, por isso somos bem recebidos e podemos esquecer os amigos. Às vezes nos iludimos com sonhos mirabolantes: uma fotografia sorrindo na torre Eiffel; um cruzeiro internacional com Roberto; casar de Paletó, gravata e sapato preto. E uma estupenda festa de aniversário com muito bolo de chantelly. Poses. Muitas poses. E esquecemos de plantar margarida na palma da mão.

Professor Eguimar Chaveiro – IESA/UFG

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *