REVISTA PARATUDO

CONFIGURAÇÕES DE UM COMPUTADOR PARA ESTUDANTES DE ARQUITETURA

por | fev 13, 2011 | Paratudo | 4 Comentários

Não sou perito no assunto, mas utilizo computadores desde 1992 – sem comentários em relação à data, sempre fui muito precoce.
Todo início de semestre quando anunciamos que a disciplina de DP1 vai utilizar recursos computacionais do aluno – a pergunta que não quer calar é: QUAL COMPUTADOR COMPRAR.
Temos solicitado aos alunos que comprem um computador portátil, um notebook – é certo que o ingressante no curso de arquitetura vai utilizar e muito essa “belezinha” tecnológica em outras disciplinas e em todos os períodos do curso.

Mas como escolher um computador em meio a tantos modelos, tipos e marcas?
Qual é a melhor opção?


Vamos lá:
MARCA é sempre uma questão pessoal, de gosto ou de estilo – e depende da grana.
Muito mais importante que a marca é o que tem dentro do equipamento. O tipo de processador, a capacidade do HD e a quantidade de memória RAM.

É claro que quanto mais melhor potência de processamento melhor, mas o problema é que essas máquinas mais poderosas custam muito caro, e não há tanta necessidade e uso logo no início do curso. Ontem falei com um estudante de arquitetura da UEG, Elmar, e ele acrescentou um comentário que considero bem pertinente.: “Não adianta muito comprar uma máquina potente logo no início do curso se você não sabe explorar tudo que o computador oferece. Talvez mais para frente do curso o aluno perceba que vai trabalhar mais com maquetes eletrônicas, por exemplo e aí sim necessite de algo mais poderoso.”

Programe-se para comprar pelo menos duas máquinas durante seu curso. É o tempo de defasagem dos componentes e também do próprio equipamento.

Voltando às características do equipamento:
Um HD razoável, em torno de 300 GB, um processador mais rápido, a intel lança sempre novidades nesta área e é difícil acompanhar, e uma quantidade razoável de memória RAM, parece que a maioria agora começa com 3GB de memória. Um detalhe deve ser observado na versão utilizada ou instalada do WINDOWS 7, pois dependendo da versão 32 bits ou 64 bits você pode comprar 4GB de memória RAM e utilizar somente2GB. Para saber mais sobre o assunto do WINDOWS 7 leia um post interessante.
Se estiver sobrando grana, ou se você já é um usuário avançado, você pode investir numa placa de vídeo dedicada.

Eu comprei só um notebook até hoje. Tenho um DELL já há algum tempo. Estou satisfeito com ele.
Uma das vantagens da DELL é a assistência técnica remota, ou seja, deu problema no seu computador a assistência vem até você. É mais tranquilo, por isso recomendo.

Bom, espero ter ajudado.

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

4 Comentários

  1. Kamila Cardoso

    Tudo q eu precisava saber…
    Tirou mtas dúvidas minhas.. !

    Responder
  2. samamba...

    não comentastes sobre a placa de vídeo, que para os programas CAD e de renderização são imprescindíveis.
    E nesse ponto acontece um erro comum: As pessoas compram as placas de vídeos feitas para jogos(onde a velocidade é mais importante que a qualidade de imagem), como a Nvidia GForce ou a ATI Radeon, enquanto as que deveriam ser compradas são as profissionais(onde a memória é otimizada para uso de janelas com múltiplas aplicações) como a Nvidia Quadro e a ATI FireGL.

    Responder
  3. Thyciane Noleto

    Nossa professor, eu preciso saber disso, porque já perdi dois computadores, simplesmente não rodava mais autocad e os demais programas. Complicado demais. Inclusive um era da Dell, configurações excelentes. Porém, o hd esquentava além do normal, por fim queimou. Agora meu objetivo é montar um desktop. Estou procurando saber as configurações recomendadas.

    Responder
  4. Unknown

    Thyciane, já está um pouco defasado, mas um desktop costuma ser mais eficaz que um notebook.

    Valeu!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *