Comunicado Oficial Nº 1 – CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo
Senhores profissionais da área da Arquitetura e do Urbanismo
O CAU existe e você faz parte dele!
Em virtude da lei nº 12.378/2010 promulgada em 30/12/2010 e publicada em 31/12/2010, está criado o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, que será a autarquia responsável pela normatização, regulamentação, fiscalização, cadastramento e inscrição dos profissionais arquitetos e urbanistas do país.
Vale ressaltar que todos os profissionais anteriormente registrados dentro do Sistema Confea/Crea, bem como os futuros bacharelandos,estarão sujeitos ao registro no novo Conselho.
Uma vitória de décadas – 52 anos de luta em que participaram as representações classistas de nossa categoria profissional: IAB e suas seccionais, FNA e seus sindicatos, ASBEA, ABEA, ABAP e FENEA.
Toda novidade traz em seu bojo incertezas e, a partir desse primeiro comunicado e outros que se seguirão, bem como informações que serão prestadas através de nosso escritório, situado dentro do CREA/GO, e por e-mail, a Coordenadoria responsável pela transição irá procurar esclarecer essas dúvidas, para que os senhores se informem e principalmente participem, da formação desse novo Conselho –CAU.
A sustentabilidade financeira do Cau se dará neste ano por repasse de 90% do faturamento dos arquitetos e urbanistas, a ser depositado pelo CREA/GO, o que já vem acontecendo, em C/C aberta para essa finalidade, conforme disposto no art. 57 da lei, em vigor.
Também necessário se faz com que nesse primeiro comunicado citemos o artigo 56 que preceitua:
Art. 56. As Coordenadorias das Câmaras de Arquitetura dos atuais CREAs e a Coordenadoria Nacional das Câmaras de Arquitetura do atual CONFEA gerenciarão o processo de transição e organizarão o primeiro processo eleitoral para o CAU/BR e para os CAUs dos Estados e do Distrito Federal.
Assim, no Estado de Goiás, a atual Câmara de Arquitetura do CREA eleita é composta pelos arquitetos: Maria Luísa Gomes Adorno, Walmir Santos Aguiar, Luciano Mendes Caixeta, Viviane de Almeida Bastos e Ivan McDowell Velloso que reunidos no mês de janeiro, deliberaram e elegeram a Arqª Maria Luísa Gomes Adorno coordenadora da Câmara de arquitetura, e o Arqº Walmir Santos Aguiar o seu adjunto, promovendo, por extensão da lei, a condição também de ser a Coordenadora do processo de transição e também responsável por organizar o primeiro processo eleitoral de formação do CAU, bem como designando o seu coadunado imediato.
A Coordenadoria de Câmara de Arquitetura do CREA-GO instituiu uma comissão provisória para efetivar os trabalhos referentes à transição do CREA para o CAU. Essa Comissão, em recente reunião realizada no CREA/GO, visando a transparência, a democracia na gestão desta Genesis e coerência em seus atos, deliberou convocar as demais instituições classistas, por serem as mesmas as precursoras dessa luta, também os diretores das escolas de arquitetura para que compusessem, essa comissão, através de 01 representante dentro da mesma. A participação individual de cada arquiteto mesmo que fora de uma entidade representativa também é essencial a este processo. Deliberou também em realizar, em data a ser divulgada oportunamente, um Seminário, visando informar, discutir os rumos traçados e futuros dessa profissão e, principalmente ouvir os profissionais interessados para que possam todos, atingir o objetivo de gerir seu próprio Conselho, com competência e sabedoria.
Aproveitando a oportunidade para agradecer ao CREA/GO, o apoio e o entendimento co-irmão que tem dado ao CAU e que certamente continuará a fazer no futuro.
Arquiteto e urbanista : Participe deste processo de transição no qual você já está incluído!
Arqª Maria Luísa Gomes Adorno
Coordenadora da Câmara Especializada de Arquitetura do CREA-GO
Coordenadora do Processo de Transição e eleitoral para o CAU
Contato
caugoias@gmail.com
Alguma noticia do CAU?
Ele morreu?
não participei de nada a não ser da votação, onde escolhi a chapa por encontrar pessoas do tempo de faculdade. Agora precisava urgente substituir uma ART, mas, a ninguem nem atende ao telefone para pedir um tempo, dar uma data ou explicar publicamente o que esta acontecendo.
Descaso ao profissional.
Obrigado pelo espaço.