REVISTA PARATUDO

Um trailer inovador feito com impressão 3D

por | jul 17, 2016 | Paratudo | 0 Comentários

 O Departamento de Energia dos EUA e o Laboratório Nacional de Oak Ridge apresentaram ao mundo um surpreendente edifício construído com impressão 3D. O projeto é de autoria do escritório Skidmore, Owings & Merrill LLP (SOM) em colaboração com pesquisadores da Oak Ridge.

Uma das grandes revoluções presentes é o fato da estrutura, intitulada Additive Manufacturing Integrated Energy, ou simplesmente AMIE, ser alimentada por um veículo também feito com impressão 3D, desenvolvido pela Oak Ridge. A construção móvel é capaz de produzir e armazenar energia renovável e, como se não bastasse isso, a transmissão energética se dá de modo wireless, sem o uso de fiações e conectores entre o carro e a casa, que tem 11,5 x 3,7 x 4 m.

O projeto resulta de pesquisas pioneiras por estratégias inovadoras para alcançar um equilíbrio sustentável entre o rápido crescimento das cidades, suas demandas de energia e o meio ambiente. O projeto propõe uma nova forma de viver em sociedade, desligada das tradicionais redes de transmissão de energia elétrica e livre também de outras fontes não renováveis de energia.

No âmbito arquitetônico, o AMIE explora o potencial de um sistema de painéis feitos com impressão 3D para condensar as muitas funções de um sistema construtivo convencional. A carapaça integrada acumula funções estruturais, de isolamento de vento e umidade e de vedação. O projeto pode abrir caminho para um mundo onde a construção gera lixo zero e é feita com materiais e edifícios que podem ser triturados e reimpressos diversas vezes.

Mais detalhes, Vale o Clique!

Via Casa Vogue

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *