A técnica de construção cordwood (construção com lenha) é muito antiga, mesmo que hoje possa parecer quase inovadora. As suas origens remontam a milhares de anos atrás, especialmente em lugares como a Grécia, mas também em locais frios como a Sibéria.
Não há informações detalhadas sobre as origens da construção cordwood, no entanto, casas contemporâneas poderiam ter sido construídas na Europa, Ásia e Américas… Na obra de William Tischler da Universidade de Wisconsin, ele afirma que cordwood “atual” provavelmente começou no início do século XIX em Quebec, Wisconsin, e Suécia. Tischler acredita que a técnica começou nestas áreas no mesmo espaço temporal, aproximadamente.
A técnica teve um breve período de popularidade no norte dos Estados Unidos durante a Grande Depressão, principalmente devido aos seus materiais de baixo custo e facilidade de construção, levando a que fosse chamado de “depressão Housing” em partes de Wisconsin, Vermont, e Upstate New York.
A construção cordwood utiliza como material principal troncos de árvores, cortados em volta de 20 a 50 cm de comprimento, dependendo da largura das paredes. Essa utilização pode ter uma vertente muito económica se forem utilizadas árvores provenientes de abates de limpeza em áreas densamente arborizadas.
Mais detalhes, Vale o Clique!
Via Meio Século de Aprendizagem
0 comentários