REVISTA PARATUDO

Estreia do Documentário “Tudo é Projeto”, de Joana Mendes da Rocha

por | maio 22, 2017 | Paratudo | 0 Comentários

O documentário “Tudo é Projeto” de Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano atravessa o oceano Atlântico para uma estreia exclusiva na Casa das Artes, que conta com a presença do arquiteto brasileiro e da filha, co-realizadora do filme. A sessão é de entrada livre com inscrição prévia.

Organizada pela CASA DA ARQUITECTURA com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) e Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), a sessão abre com a projeção de “Tudo é Projeto”, sobre a vida e obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, autor do projeto do Museu dos Coches em Lisboa e Prémio Pritzker 2006.

À exibição do filme segue-se uma conversa entre Joana Mendes da Rocha e Ana Resende, co-realizadora do filme “A Construção da Villa Além” (2017). O serão termina com uma conversa entre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha e o jornalista Carlos Magno.

“Tudo é Projeto” é um documentário sobre a vida e obra de Paulo Mendes da Rocha contada na primeira pessoa com base em entrevistas com a sua filha. Com quase 90 anos de idade, Paulo Mendes da Rocha é hoje um dos mais importantes arquitetos no mundo, “um pensador cujas opiniões polémicas sobre urbanidade, natureza, humanidade, arte e técnica merecem ser ouvidas. Num constante diálogo entre entrevistado/pai e entrevistadora/filha, Joana é o fio condutor do filme. Como em todas as relações pessoais, principalmente entre pais e filhos, o fio que conduz é também o que é conduzido”, refere a sinopse do filme.

“Tudo é Projeto” é produzido pela Olé Produções com o apoio da CASA DA ARQUITECTURA cujo acervo virá a integrar. Em 2015, Paulo Mendes da Rocha doou o projeto original do Museu dos Coches à CASA DA ARQUITECTURA, sendo um dos primeiros arquitetos a oferecer materiais originais para integrar a Coleção Arquitetura Brasileira – um vasto acervo de projetos, desenhos, maquetes e livros que conta a história da arquitetura moderna e contemporânea brasileira de 1930 até à atualidade.

“A exibição de ‘Tudo é Projeto’ representa uma oportunidade única de conhecer o outro lado de um arquiteto e pensador extraordinário que tem em Portugal, no Museu dos Coches, a sua única obra construída fora do Brasil”, lembra Nuno Sampaio, diretor-executivo da CASA DA ARQUITECTURA.

Mais detalhes, Vale o Clique!

Via ArchDaily

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *