REVISTA PARATUDO

Viaduto abandonado virou parque elevado na Coreia

por | jun 8, 2017 | Paratudo | 0 Comentários

A solução para certas áreas abandonadas de uma cidade grande pode estar em um gesto simples e natural: devolver a ela sua verdadeira natureza; trazer o verde de volta à cidade. O exemplo do parque High Line, em Nova Iorque – que transformou um elevado abandonado por onde passava um trilho de trem em um parque elevado, coberto de verde, com gramados e flores – vem sendo seguido, e um elevado abandonado em Seul, capital da Coréia do Sul, também foi transformado em parque.

Na versão coreana, o elevado agora conta com iluminação noturna, bancos e 24 mil plantas de 228 espécies. Para a empresa holandesa que projetou o local, o projeto foi de transformar o elevado em uma espécie de “dicionário vivo de plantas”, concentrando no centro da cidade uma diversidade das plantas que fazem parte do patrimônio natural do país.

Junto do verde, o viaduto também traz galerias, casas de chá, teatro e restaurantes, transformando um espaço antes abandonado em um local vivo e excitante, a ser novamente ocupado pelos moradores da cidade.

Não é difícil encontrar em nossas grandes cidades locais que merecem tal tipo de transformação – devolvendo assim a melhor vocação que um lugar pode possuir: o de ser frequentado, pela natureza, pelo convívio entre pessoas, pelo prazer de se estar lá. Vale o Clique!

Via Hypeness

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *