Desenvolvido pelos arquitetos Silvio Sguizzardi e Marcio Novaes Coelho Jr, do escritório Sguizzardi.Coelho Arquitetura, com o objetivo de compartilhar cultura arquitetônica em todo o mundo, o guia Archiporn pode ser usado apenas por mera curiosidade, como ferramenta de pesquisa e, inclusive, para ajudar a planejar uma viagem.
O guia online e gratuito é resultado de um processo contínuo dos autores de identificar pacientemente prédios e lugares criados pelas mentes mais talentosas ao redor do mundo, de grandes mestres a jovens arquitetos ainda pouco conhecidos, os quais eles admiram.
Além das grandes obras, o mapa também conta com espaços como instituições e livrarias especializadas em arquitetura.
Voltado principalmente à arquitetura moderna e contemporânea, cobrindo os movimentos de vanguarda do século 20 até hoje, o guia está organizado da seguinte maneira:
2010-em diante: Obras recentes
1990-2009: Revolução Digital
1970-1989: Pós-modernismo
1946-1969: Internacionalismo e regionalismo
1919-1945: Arquitetura moderna
1890-1918: Virada do século
1850-1889: Segunda Revolução Industrial
1750-1849: Primeira Revolução Industrial
Antes-1750: Antes da era da Máquina
Amantes de arquitetura e das experiências proporcionadas pelas viagens, os autores, que também são professores universitários e pesquisadores em São Paulo, entendem a importância do método e dos critérios para a construção de repertório como uma ferramenta de desenvolvimento e troca de conhecimento.
Via Arco Web
0 comentários