REVISTA PARATUDO

Blocos Plásticos são utilizados em construção

por | jan 22, 2018 | Paratudo | 0 Comentários

Mais de 200 crianças de Cartagena, na Colômbia, acabam de ser beneficiadas com a construção de duas salas de aula com blocos plásticos 100% “sustentáveis”.

O projeto tem por objetivo desenvolver espaços educativos em regiões da Colômbia, carentes de infraestrutura para reunir os alunos, além de disseminar o correto aproveitamento de toneladas de resíduos plásticos que são desperdiçados e afetam o meio ambiente. Outro aspecto positivo do projeto é oferecer uma alternativa econômica e sustentável para o desenvolvimento de projetos de moradia com blocos plásticos.

A Dow, com o apoio de funcionários e clientes, liderou a coleta de 14 toneladas de resíduos plásticos que foram usados na confecção dos blocos.  Os funcionários da companhia também participaram da adequação, pintura e limpeza das salas de aulas.

Além da rapidez na construção das salas de aula – em apenas duas semanas – , os blocos plásticos conseguem manter a temperatura interna agradável e sem a necessidade do uso de ar condicionado, o que não acontece com a construção com tijolos tradicionais. Outra vantagem é que os blocos podem ser desmontados, transportados e montados em outro lugar.

O projeto é um exemplo de colaboração e inovação que por meio da economia circular fecha o ciclo do plástico e cria soluções em infraestrutura educativa para melhorar a qualidade de vida e a formação das crianças.

A iniciativa conta com a participação de diversas entidades como Dow e seus clientes, Fundación Mamonal, Conceptos Plásticos, o Colégio Rochester de Bogotá e o Conselho Colombiano de Construção Sustentável, que tem o aval do Ministério da Educação e a Secretaria de Educação Distrital de Cartagena. Mais detalhes, Vale o Clique!

Via Casa Vogue

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *