REVISTA PARATUDO

Arquiteto propõe máquina móvel que recicla resíduos da demolição

por | fev 19, 2018 | Paratudo | 0 Comentários

A construção civil tem um papel importante nas emissões poluentes. Seu impacto é ainda maior, se você pensa no desperdício gerado pelas reformas e novas construções. Parar de construir, ninguém vai, mas é possível buscar soluções mais ecológicas para o setor. Pensando nisso, o arquiteto Chris Maurer está desenvolvendo a Biocycler: uma máquina móvel que recicla resíduos de demolição.

O aparelho usa organismos vivos, como cogumelos, como aglutinantes ao invés de colas químicas. Isso garante que ao pegar os resíduos para fazer um novo tijolo, por exemplo, todo o processo será ecológico.

Apesar de já estar reciclando materiais, ele lançou uma campanha para financiamento coletivo no Kickstarter, que ajudará a construir uma unidade móvel. Por meio de seu escritório Redhouse, ele já construiu e testou a fabricação de tijolos e painéis feitos com materiais reciclados.

O arquiteto afirma que todo o material fabricado passará por uma bateria de testes que demonstrará que eles são iguais ou superiores a materiais comercialmente produzidos. Os colaboradores deste projeto incluem profissionais da NASA, MIT e Universidade (norte-americana) de Akron. Além de biólogos e engenheiros.

Escritório modelo

Maurer é o fundador do escritório Redhouse, que ao mesmo tempo funciona como escritório de arquitetura, estúdio de pesquisa e organização humanitária. Sua sede está em Cleveland, no estado de Ohio (EUA). E já tendo trabalhado em projetos sociais diversos (inclusive tendo a Madona como cliente), ele está sempre em busca de ideias que foquem na economia de recursos e desperdícios, além de promover a tecnologia verde.

Via Ciclo Vivo

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *