REVISTA PARATUDO

Casa moderna na Índia não precisa de ar-condicionado o ano todo

por | mar 4, 2019 | Paratudo | 0 Comentários

Quando arquiteto Surat Ankit Parekh da Parekh Collaborative foi convidado para projetar uma casa para uma família, no estado indiano de Madhya Pradesh, um dos pré-requisitos foi que devia ser uma residência confortavelmente fresca sem ar condicionado.

Parekh virou-se para métodos antigos, de baixa tecnologia para arrefecimento natural, a partir de telas decorativas ainda funcionais para conseguir ventilação. Como resultado, a casa, com o nome Rambaugh, mantém uma variação de temperatura de 6 a 8 graus durante todo o ano.

Trabalhada com uma aparência contemporânea enraizada em técnicas tradicionais, Rambaugh foi projetada para abrigar uma família de seis pessoas em Burhanpur.

A residência possui amplo espaço para grandes reuniões – a família estendida do cliente mora no mesmo recinto – e celebra a vida interior da casa. Áreas comuns compartilhadas, ladeadas por espaços verdes, formam o coração da casa de dois andares, da sala de estar em plano aberto e da área de jantar, até a sala que se abre para um terraço inferior no primeiro andar. A sala de estar formal e a cozinha estão isoladas em cantos opostos da casa. O quarto principal e outros dois quartos estão localizados no piso térreo, enquanto dois quartos adicionais podem ser encontrados no andar de cima.

Um estudo solar informou a orientação do edifício e a colocação de aberturas que, combinadas com os turbuladores operados mecanicamente, tiram proveito da ventilação natural. A jali de pedra (uma tela decorativa, perfurada e tradicional) foi cortada manualmente no local e instalada no lado sudoeste da casa para desviar o ganho solar indesejado.

Uma grande árvore de tamarindo existente no sudeste do local fornece sombra adicional. O layout da casa também promove a ventilação natural e o acesso à ampla luz natural. Além disso, a água da chuva é colhida e reutilizada em casa. Confira!

Via Engenharia É

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *