REVISTA PARATUDO

Airbnb passará a projetar protótipos habitacionais

por | set 18, 2019 | Paratudo | 0 Comentários

Com o objetivo de também se tornar uma empresa do setor imobiliário, que oferece casas além do serviço de hospedagem, o Airbnb está se lançando em uma nova empreitada. A companhia, talvez a mais famosa no ramo de aluguel temporário de casas e apartamentos, está desenvolvendo uma série de protótipos de casas que pretendem revolucionar a maneira como proprietários e inquilinos se relacionam. Desenvolvido pelo escritório de design Samara, em parceria com a Backyard, o Airbnb está explorando e testando novas ideias, repensando a maneira como vivemos e experimentamos o espaço.

Seguindo os passos do próprio Airbnb, e desafiando as mais convencionais convenções, a Backyard Iniciative está questionando a maneira como habitamos nossas casas em busca de novas soluções aplicadas à maneira como pensamos a arquitetura e a construção. De fato, “a Backyard está decidida a investigar novas possibilidades e como poderíamos utilizar tecnologias e sistemas de construção inteligente – além de contar com toda a experiencia adquirida ao longo dos anos pelo Airbnb – para transformar a maneira como pensamos as relações entre proprietários e inquilinos.”

“Para melhor compreendermos qual será o futuro destas relações, precisamos observar atentamente como as pessoas se comportam e como estas dinâmicas tem se transformando ao longo do tempo, […] A diversidade de nossas equipes e o vasto conhecimento adquirido ao longo dos últimos anos nos dá uma clara vantagem sobre a própria industria da construção civil para pensar e refletir sobre como serão as futuras formas de habitar. Tem sido surpreendente ver esta equipe trabalhando para transformar este projeto em realidade. Nós estamos sempre atentos e procurando pessoas criativas, inteligentes e com a mente aberta para juntar-se a nós neste projeto inovador que pretende dar o primeiro passo em direção a uma nova era.” — Joe Gebbia, co-fundador do Airbnb.

Em busca de viabilizar este projeto o Samara acaba de contratar William O’Brien Jr., professor titular da escola de arquitetura do MIT. A principal razão pela qual o Samara trouxe um renomado professor do Massachussets Institute of Technology é bastante simples: “um pessoa capaz de nos guiar na difícil tarefa de conceber e desenvolver protótipos de casas pensadas para atender as novas demandas que nos levarão a descobrir como será habitar no futuro”. O’Brien Jr. compartilhará sua experiencia profissional não apenas como professor do Departamento de Arquitetura do MIT, mas também como arquiteto do reconhecido e renomado escritório de arquitetura WOJR. No Samara, ele trabalhará em parceria com o antigo designer da Apple, Miklu Silvanto, para guiar uma equipe interdisciplinar de projetistas supervisionados pelo co-fundador do Airbnb, Joe Gebbia.

“Na arquitetura dos dias de hoje há uma enorme variedade de agendas sendo consideradas, desde aquelas que consideram o futuro da arquitetura dependente da incorporação das mais modernas tecnologias até aquelas mais historicistas, que se apropriam das formas do passado, […] a Backyard está desenvolvendo um trabalho muito interessante porque a sua abordagem dá igual importância para ambas causas ou valores, apropriando-se das lições históricas do passado enquanto as observa sob as lentes das novas tecnologias. Saber da importância que se dá à disciplina da arquitetura aqui no Samara foi o que me motivou a juntar-me a esta equipe multidisciplinar. Estamos dando os primeiros passos em direção a algo completamente novo e inédito.” — William O’Brien Jr., professor de arquitetura do MIT.

Via ArchDaily

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *