Projetado pelo escritório Hariri Pontarini Architects, o Templo Baha’i of South America em Santiago, no Chile, foi eleito o vencedor do Prêmio Internacional RAIC 2019, promovido pelo Royal Architectural Institute of Canada (RAIC).
A construção é composta por nove asas, que formam um óculo no topo. A estrutura é feita de painéis de vidro fundido na parte externa, material que levou quatro anos para ser elaborado com um artesão canadense. Já o interior é coberto com mármore translúcido importado de Portugal e tem bancos de madeira com linhas arqueadas que convidam as pessoas a se unirem.
Com um design que “aspira a comunidade dentro da diversidade”, o edifício é símbolo da paz e tem grande importância para a comunidade chilena, hospedando clubes comunitários, programas de extensão para jovens e atividades infantis em parceria com escolas públicas. Desde a sua abertura em 2016, o templo já atraiu mais de 1,4 milhão de visitantes.
Realizado desde 2013, o prêmio RAIC elege uma obra única de arquitetura que é considerada transformadora em seu contexto social e expressiva dos valores humanísticos de justiça, respeito, igualdade e inclusão. O projeto premiado recebe 100 mil dólares canadenses e uma escultura projetada pelo designer canadense Wei Yew.
Para justificar a escolha do Templo Baha’i, o júri declarou que “o resultado é atemporal e inspirador, um edifício que usa uma linguagem de espaço e luz, forma e materiais, para expressar uma interpretação da filosofia e do ensino Bahá’ís que se torna universalmente acessível como uma experiência espiritual e emocional”.
Os outros dois finalistas eram o Edificio E, Lecture Building, da University of Piura, em Piura, no Peru, projeto do escritório Barclay & Crousse e o Thread: Artists’ Residency and Cultural Center em Sinthian, no Senegal, assinado pelo escritório Toshiko Mori Architect.




0 comentários