REVISTA PARATUDO

O custo ambiental dos materiais mais usados na arquitetura

por | mar 1, 2020 | Paratudo | 0 Comentários

Para todos nós – arquitetos, urbanistas e também cidadãos – que estamos envolvidos com a construção de edifícios e cidades, deve prevalecer um profundo sentimento de responsabilidade, de estar ciente dos impactos que nossos projetos possam causar em relação ao agravamento da emergência climática, não apenas em sua construção mas principalmente na manutenção de tais edifícios. Considerando que 36% de toda a energia global é utilizada para a construção e manutenção de edifícios e que 8% do total de emissões de gases do efeito estufa resultem dos processos de produção do cimento, a comunidade global de arquitetos deve sentir-se profundamente responsável uma vez que seus atos podem contribuir ou minimizar tais mudanças.

Historicamente, a indústria da construção civil é dominada pelo uso copioso de três materiais fundamentais: concreto, aço e madeira. Qualquer tentativa que empreendamos em busca de reduzir o impacto ambiental decorrente da construção de nossos edifícios e cidades, deverá envolver – inevitavelmente – uma revisão dos nossos processos de fabricação, produção e utilização destas três principais matérias-primas. Nesta perspectiva, resolver observar mais de perto os custos e benefícios ambientais incorporados à estas matérias-primas que dominam a industria da construção civil à séculos. Confira mais detalhes que, Vale o Clique!

Via ArchDaily

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *