REVISTA PARATUDO

Pelo sétimo ano consecutivo, Campinas é certificada em ranking ambiental

por | mar 24, 2020 | Paratudo | 0 Comentários

Pelo sétimo ano consecutivo, Campinas é certificada no ranking de gestão ambiental do Estado de São Paulo, por meio do Programa Município VerdeAzul. Com nota 88,7, Campinas ficou em segundo lugar entre as cidades com mais de 500 mil habitantes.

Para o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, Rogério Menezes, mudanças nos critérios de avaliação e a evolução dos municípios pequenos no ranking alteraram a posição de Campinas no ranking geral mas, entre os municípios de mesmo porte, o município desponta com ótima classificação.

“Nosso resultado segue excelente, com nota próxima a nove. Vamos seguir trabalhando para nos manter em patamares elevados. Uma coisa é fazer gestão ambiental na metrópole, outra bem diferente é evoluir em pequenos municípios, muitos dos quais cresceram no ranking”, disse Menezes.

Além da SVDS, as secretarias municipais de Transportes; Educação, Serviços Públicos e a Sanasa, entre outras, contribuíram para Campinas crescer e se manter no topo do ranking Programa Município VerdeAzul.

“Trabalhamos juntos para uma cidade mais sustentável, por uma Campinas do futuro, que realmente trabalha com a variável ambiental em busca da melhora da qualidade de vida das pessoas e com o desenvolvimento econômico. Sem ele, não é possível recuperar o meio ambiente. Nós precisamos de um ciclo de prosperidade econômica, mas que considere e preserve o meio ambiente para as atuais e as futuras gerações”, conclui o secretário.

O Programa Município VerdeAzul foi criado em 2007 pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente com o objetivo de premiar os melhores desempenhos e estimular as prefeituras paulistas a executarem políticas públicas em favor do desenvolvimento sustentável.

A pontuação do ranking avalia a qualidade dos serviços prestados em dez diretrizes da agenda ambiental de cada um dos municípios, abrangendo os seguintes temas estratégicos: município sustentável; estrutura e educação ambiental; conselho ambiental; biodiversidade; gestão das águas; qualidade do ar; uso do solo; arborização urbana; e esgoto tratado e resíduos sólidos. Cada uma das áreas leva uma nota de 0 a 10, totalizando, no final, no máximo, 100 pontos.

Via The Greenest Post

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *