REVISTA PARATUDO

Roma vai reformar o Coliseu

por | fev 10, 2021 | Paratudo | 0 Comentários

Já imaginou ver um show ou ir a uma peça de teatro no Coliseu? Em alguns anos, é possível que isso se torne realidade. É que o governo italiano planeja reconstruir o piso original do anfiteatro romano até 2023. Segundo a BBC, o projeto terá um orçamento total de 18,5 milhões de euros (equivalente a cerca de R$ 119 milhões na cotação atual) e deve começar no próximo ano. A ideia é reconstruir o piso retrátil que costumava encobrir o “Hypogeum”, ala subterrânea da arena atualmente exposta. 

Nos tempos do Império romano, o “Hypogeum” abrigava jaulas e um sistema de túneis. A arena era usada para combates que geralmente envolviam pessoas escravizadas e animais selvagens. Como tais episódios violentos eram considerados entretenimento, o Coliseu possuía um piso retrátil que encobria o “Hypogeum”, permitindo que animais e lutadores emergissem “de surpresa” na arena. A ideia do governo italiano é recriar o piso, com réplicas historicamente precisas dos alçapões e elevadores subterrâneos.

[…] Segundo Dario Franceschini, ministro da Cultura italiano, a ideia é permitir que os visitantes possam apreciar o Coliseu ficando de pé no centro da arena (o acesso ao Hypogeum, hoje, é restrito a visitas que exigem ingressos específicos). Além disso, após os trabalhos serem concluídos, também será possível organizar eventos culturais na arena, como peças de teatro e concertos musicais.  

O principal foco de qualquer firma que queira se candidatar a planejar a reforma do Coliseu deve ser, obviamente, a preservação histórica. Um dos pontos mais cruciais é que o novo piso seja capaz de ser rapidamente fechado para proteger a parte substerrânea do Coliseu em caso de chuvas. 

Via Casa Vogue

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *