REVISTA PARATUDO

O que as rachaduras nas estruturas de concreto querem dizer?

por | out 1, 2021 | Paratudo | 0 Comentários

As fendas, classificadas conforme sua espessura como fissuras, trincas ou rachaduras, são manifestações patológicas que afetam a construção civil e que podem interferir negativamente na estética, na durabilidade e, principalmente, nas características estruturais da obra. Acontecem em qualquer lugar, mas principalmente em paredes, vigas, pilares e lajes e, geralmente, são causadas por tensões não previstas nos projetos.

As fissuras, normalmente, são de menor gravidade. Em geral, aparecem mais na superfície da peça estrutural. São estreitas e alongadas, com aberturas com menos de 0,5 mm. Às vezes nem são visíveis a olho nu. Geralmente não implicam em problemas estruturais, porém podem evoluir para consequências mais graves. É importante observar se a fissura evolui com o decorrer do tempo ou se permanece estável, pois ela pode ser o primeiro estágio da trinca e da rachadura.

As trincas são aberturas mais acentuadas e profundas, de 0,5 a 1,5 mm. Podem ser visualizadas a olho nu e são bem mais perigosas que as fissuras pois já ocorreu a ruptura do elemento estrutural e podem afetar a segurança da peça.

As rachaduras são fendas com abertura superior a 1,5 mm, profundas e bem destacadas. Com esta magnitude permitem que o ar e a água penetrem no interior da peça, o que exige atenção imediata. Podem gerar corrosão da armadura ou reações químicas indesejadas no material. Não se deve simplesmente fechá-las sem pesquisar a causas e providenciar a solução do problema que a originou. 

Para saber mais detalhes, Vale o Clique!                                                                                                                                                                                                                                                                           

Autor: João Carlos Souza
Via Archdaily
___________________
Editor: Eryka Letycia

EDITO RIAL

A Revista Paralax é também fruto da construção criativa e responsiva do Paralelo Amarelo: plataforma que comunica arte, cultura, arquitetura, urbanismo, design e fotografia, com uma ênfase em nossa produção regional.

ISSN 1018-4783

Compartilhe conosco sobre seu trabalho.

Você tem uma pesquisa, artigo, crônica ou projetos específicos, compartilhe.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *